Pesquisar neste blog

Ocorreu um erro neste gadget

EDUCAÇÃO AMBIENTAL



PROJETO ESCOLAR TRATA DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA









A Escola Municipal Cláudio Evangelista Teixeira iniciou um projeto chamado “Água: sabendo usar, não vai faltar”, para conscientizar as crianças sobre o desperdício e importância da preservação e despoluição. O objetivo é estimular o consumo consciente deste precioso bem natural, refletir sobre o desperdício, discutir a importância da água para os seres vivos, além de estimular artisticamente as crianças. 


Coordenadoras do projeto, as professoras Patrícia Soares e Ana Paula Duchini explicam que o trabalho foi desenvolvido através de rodas de conversas e explicação sobre a importância da água. No final, um cartaz coletivo contendo colagens e pinturas foi confeccionado pelas crianças. 


De acordo com as professoras, as crianças participaram e adoraram a atividade. “Na roda de conversa saíram comentários bem curiosos. Quando comecei a falar sobre o uso consciente da água, todos ficaram muito interessados e alguns até argumentaram que não se pode deixar a mangueira ou a torneira aberta. Com a produção do cartaz eles expressaram artisticamente o que aprenderam”, diz Ana Paula Duchini. 

Guardião da Água 

Atrelado ao consumo consciente de água, a Escola também está realizando o projeto “Guardião da Água”, que consiste em explicar aos alunos sobre a importância de evitar o desperdício. Diariamente, uma professora de cada classe irá escolher uma criança que ficará responsável para que não haja desperdício de água na escola, nos momentos de lavar as mãos e os pés, escovar os dentes, tomar banho e também na hora de beber água. 
------------------------------------------------------------------------ 
Secretaria de Comunicação Social – SMCS 
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA 
(18) 3607-6611 
www.aracatuba.sp.gov.br 
------------------------------------------------------------------------




_____________________________________/  /_______________________________




EMEB DO TAVEIRA DESENVOLVE PROJETO AMBIENTAL
Turma do 5º ano B


O semestre acaba de começar e os alunos da EMEB Selma Trevelin, no bairro Engenheiro Taveira, já estão com projetos em andamento. Os estudantes do 5º ano B montaram um painel onde abordam questões sociais relacionadas ao bairro. A idéia do projeto surgiu a partir de uma proposta apresentada pela Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba, que sugeriu às Escolas Municipais que trabalhassem temas voltados ao Meio Ambiente e problemas sociais.

A EMEB Selma Trevelin ficou com o tema Necessidades do bairro Engenheiro Taveira, onde o eixo trabalhado foi “Os cuidados no nosso bairro”. A partir daí, os alunos levaram para suas casas um questionário sobre problemas sociais e com as respostas obtidas montaram o painel ilustrativo e com gráfico. De acordo com a professora da turma, Simone Pollo Tisseu, os alunos se mostraram bem interessados com a produção da atividade e desenvolveram um ótimo trabalho.
Projeto Ambiental no Taveira

ENVOLVIMENTO NA ESCOLA

Segundo a diretora da EMEB, Marister Vasques Falleiros, o objetivo é futuramente desenvolver este projeto com todas as turmas do Ensino Fundamental. A EMEB também se mostra preocupada com o Meio Ambiente e, além de acompanhar a Agenda 21 Escolar, que desenvolve projetos ambientais, também irá realizar no dia 20 de agosto a Conferência Infantil Pelo Meio Ambiente.

O QUE É A AGENDA 21 ESCOLAR?

A Agenda 21 Escolar é a formatação do texto base da Agenda 21 local para aplicação no meio de influência da escola, tanto nos recintos escolares como no meio familiar e social onde tal influência é exercida. Visa, da mesma forma que as demais agendas, a sustentabilidade social e econômica, atendendo às necessidades humanas para uma vida digna e a proteção do meio ambiente, tanto na área urbana quanto nas áreas rurais.

--------------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
--------------------------------------------------------------------
Postado por Marcelo Rodrigues Freitas de Oliveira
Imagens do arquivo SMCS