Pesquisar neste blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2010


Às vésperas de iniciar mais uma série de atividades voltadas à preservação, recuperação e conscientização da população para as questões ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) se prepara para realizar o plantio de mais de duas mil mudas de árvores durante a programação da Semana da Árvore 2010, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro.


Serão seis atividades de plantio em diversos pontos da cidade. Três delas se concentram nos arredores do bairro São Rafael, onde a largada será dada no dia 18 com a recuperação de uma área de preservação permanente (APP). No dia 20, data da abertura oficial, alunos farão o plantio na Escola Municipal Silene Maria Barreto, no São Rafael, e também auxiliarão no plantio de 1300 mudas que acontecerá no dia 22, nas margens do Córrego dos Espanhóis, em parceria com a Polícia Militar. As margens do Ribeirão Baguaçu também terão parte da sua mata ciliar recuperada com o plantio que acontecerá no dia 23, que conta com o apoio dos alunos da Universidade Norte do Paraná. O local ainda será definido. No dia 24 os alunos da Escola Municipal Egles Gabas de Carvalho, no Água Branca, arborizarão sua escola. Por fim, no dia 25 acontece o plantio na Chácara Banespa. A SMMAS prevê plantar mais de duas mil mudas com estas seis atividades. De acordo com o biólogo e chefe de gabinete da secretaria, José Luis de Carvalho Sales, o número de árvores para cada plantio ainda será definido. “A quantidade de árvores está sendo definida de acordo com o espaço de cada área. Para o Córrego dos Espanhóis serão 1300 e para os demais estamos fazendo o levantamento, mas a soma ultrapassará as duas mil árvores”, diz o biólogo.


De acordo com o secretário Jorge Hector Rozas, da SMMAS, a Semana da Árvore será uma grande oportunidade para a comunidade araçatubense discutir o presente e pensar no seu futuro, além de praticar as ações propostas. “Quando falamos em meio ambiente é natural que façamos esta relação com perspectivas para o futuro, pois trata-se da vida no planeta. E só seremos capazes de fazer realmente algo significativo se começarmos a agir com mais intensidade no local em que moramos”, explica o secretário. O meio ambiente é uma das principais linhas que conduzem o Programa de Governo do prefeito Cido Sério.


Segue, abaixo, a programação completa.


- dia 18/09, das 8h30 às 12h30 – Plantio de mudas e limpeza com a comunidade em área verde do bairro São Rafael – Rua Afrânio Francisco Riul, ao lado da Escola Municipal Silene Maria Barreto.


- dia 20/09, abertura oficial a partir das 8h30 – plantio de mudas Escola Municipal Silene Maria Barreto - Rua Afrânio Francisco Riul, 580 – bairro São Rafael.


- dia 21/09, a partir das 8h30 - Seminário “Saneamento Ambiental Municipal: Perspectivas e Desafios” – auditório da Câmara Municipal de Araçatuba


- 22/09, das 8h30 às 12h30 – plantio de 1300 mudas no Córrego dos Espanhóis, no bairro Vila Alba – parceria com a Polícia Militar, CESP, empresa Estrutural – entre as ruas Presidente João Goulart e Presidente Costa e Silva


- 23/09, a partir das 8h30 – Plantio em área de preservação permanente às margens do Ribeirão Baguaçu, em parceria com a Universidade Norte do Paraná (local a definir)


- 24/09, encerramento oficial a partir das 8h30 – Plantio de mudas na Escola Municipal Egles Gabas de Carvalho – rua Joana Favarim, 161 – bairro Água Branca


- 25/09, das 8h30 às 12h30 – Plantio de mudas na Chácara Banespa

Nenhum comentário:

Postar um comentário