Pesquisar neste blog

Ocorreu um erro neste gadget

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CONQUISTAS DE 2010


O Governo Municipal Cido Sério e Carlos Hernandes realizou várias atividades relacionadas ao meio ambiente durante o ano de 2010. O projeto Caravana do Meio Ambiente, foi um marco na educação ambiental, levando orientações para milhares de crianças de escolas públicas de várias regiões da cidade.

Plantios em áreas verdes foram realizadas não só durante a Semana da Árvore em setembro, mas no decorrer do ano todo para reforçar a arborização da cidade. O plantio principalmente em matas ciliares rendeu boa nota à Araçatuba, no Projeto Município Verde e Azul. E ainda em relação às árvores, a Secretaria de Meio Ambiente fez em 2010 o levantamento arbóreo, pesquisa que durou meses e apontou em números aproximados a quantidade de copas por habitantes. A pesquisa apontou que Araçatuba possui aproximadamente 250 mil copas, e destas 7,5% são de grande porte e o restante de tamanho médio.

Na questão dos resíduos sólidos, foram inaugurados quase dez Pontos de Entrega Voluntária – PEV-Ecopontos em escolas e áreas públicas. O objetivo é que os alunos e a comunidade próxima descartem materiais recicláveis nos pontos para evitar a contaminação do solo e agressão ao meio ambiente.

Os córregos que cortam a cidade de Araçatuba também receberam atenção especial neste ano. A Secretaria de Meio Ambiente realizou limpezas nas margens de vários afluentes. O Córrego dos Espanhóis, por exemplo, no trecho que passa pelo Vila Alba já passou por várias limpezas nos últimos meses. Os caminhões da SMOSP e SMMAs já retiraram toneladas de entulhos que se encontravam à margens e colaboram para preservação da nascente. O próximo passo será o plantio de árvores nas proximidades.

Também em 2010, aconteceu a 1ª Conferência Infantil Pelo Meio Ambiente. O evento contou com a participação de alunos de várias escolas municipais com o objetivo de discutir propostas sustentáveis que possam melhorar as condições de vida em Araçatuba, contribuindo para conservação do planeta. O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Entre outras realizações da SMMAS, está o cuidado com os animais feridos por queimadas ou abandonados pela mãe. Um tamanduá bandeira e uma onça pintada foram reabilitados pela Secretaria de Meio Ambiente este ano. Outras espécies também receberam atenção especial no Zoológico Municipal.

Para 2011 a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade está com vários projetos de educação ambiental, preservação da natureza e outras ações. Uma delas, será a mudança da pasta para a Fazenda do Estado.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6611
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------
SMCS
PEV-Ecopontos nas escolas


SMMAS
Limpeza nos córregos

Nenhum comentário:

Postar um comentário