Pesquisar neste blog

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PEV-ECOPONTO É INAUGURADO NA ESCOLA BALTHAZAR

Foi inaugurado hoje (14) mais um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) Ecoponto, que funcionará na escola estadual Professora Maria Aparecida Balthazar Poco, no bairro Jardim Monte Carlo. O local é destinado para receber materiais recicláveis como metais, plástico, papel e embalagens tetra pak, que são trazidos de casa por alunos, além de servir como ferramenta pedagógica para professores em atividades de educação ambiental.

A ideia de desenvolver uma atividade permanente de coleta de recicláveis nas escolas municipais foi sugerida por alunos durante a 1ª Conferência Infantil pelo Meio Ambiente, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS). A parceria com o Supermercado Rondon e a Vega Engenharia Ambiental possibilitaram a instalação dos primeiros PEV-Ecoponto. A intenção é levar o ponto de coleta para todas as 62 unidades escolares do município, além de instituições particulares, estaduais e demais órgãos interessados.

De acordo com o secretário da SMMAS, Jorge Hector Rozas, a ideia é fazer com que a comunidade também utilize o PEV-Ecoponto. “Os alunos conscientizarão os pais para separarem os materiais em casa e as escolas trabalharão para envolver a comunidade do bairro. A intenção é coletar o máximo possível de recicláveis”, reforça o secretário. Os materiais depositados serão pesados e cada quilo será revertido em um Bônus Ambiental. Conforme os bônus vão acumulando, as escolas poderão trocá-los por produtos, materiais ou equipamentos para serem utilizados na unidade.

A instalação do PEV-Ecoponto é simples. Trata-se de uma “casinha” com duas janelas, por onde as crianças depositam o reciclável, com duas portas laterais para retirada do material acumulado. “Uma solução simples, barata e de rápido retorno, para a educação e para o Planeta”, reforça Rozas.

CARAVANA

O projeto Caravana do Meio Ambiente esteve presente na inauguração do PEV-Ecoponto. Ele é desenvolvido pelas Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde (Núcleo de Educação e Saúde) e de Educação. A Caravana apresentou o teatro “Lixo no Lixo”, falou da importância de cuidar da natureza, ressaltando a reciclagem e outras medidas sustentáveis. O Núcleo de Educação e Saúde também orientou as crianças com alertas sobre o combate à dengue, contando com a presença do Zé Limpinho e Mosquito Aedes Aegypti.

--------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6611
www.aracatuba.sp.gov.br
--------------------------------------------------------
SMCS
Pev-Ecoponto no Balthazar
SMCS
















Caravana participa do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário