Pesquisar neste blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

FAZENDA DO ESTADO COMEÇA A SER REFORMADA

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) iniciaram hoje (22) o mutirão de limpeza na área da Fazenda Estado, nas proximidades do Bairro Aviação. A ação faz parte da revitalização da área administrativa, onde a Secretaria do Meio Ambiente terá sede no antigo casarão, em 2011.

Depois de aproximadamente dez anos sem atividades, a área foi pleiteada pelo Governo Municipal Cido Sério e Carlos Hernandes. Em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócios (APTA), a secretaria poderá desenvolver todos os programas e projetos de manejo da área visando restauração ambiental integral e abrigar os setores. “A ideia é facilitar a comunicação entre nossos departamentos e, em consequência, melhorar os serviços prestados à comunidade”, explica o biólogo e chefe de gabinete José Luis de Carvalho Salles. A equipe de podas, que atualmente está instalada no Zoológico Municipal terá espaço para os caminhões e outros equipamentos, assim como o Grupo de Educação Ambiental e demais integrantes.

O local é uma fazenda na área urbana com todas as características antigas preservadas e já foi sede da Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (CATI) do Departamento de Defesa Agropecuária. A área possui 18 hectares, com rica fauna e flora. Dentre as árvores, várias espécies têm mais de 50 anos. O terreno faz divisa com o Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado e o Sítio Escola, e tem dois acessos: Avenida dos Fundadores e Avenida Alcides Fagundes Chagas.

Equipe de limpeza e roçadas esteve nesta quarta-feira (22) para podar árvores próximas ao casarão, roçar a grama e fazer limpeza inicial no imóvel. O telhado foi o primeiro a receber jato d’água, que retirou folhas e sujeira para os reparos necessários.

O processo de mudanças na estrutura física deve se estender pelos próximos meses. “Há muito para ser feito”, ressalta o biólogo, se referindo à limpeza na área, plantios, reforma completa no casarão e outros detalhes necessários para utilização do local com segurança.

CASARÃO

A ideia de instalar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade surgiu quando esta ainda era uma Divisão. O secretário Jorge Hector Rozas almejou que a área fosse pleiteada para instalação do setor responsável pelo desenvolvimento sustentável, educação ambiental e implantação de projetos da Administração Municipal Cido Sério e Carlos Hernandes.

Há aproximadamente um ano esse processo está em andamento, incluindo questões burocráticas e oficialização dos projetos. E, a partir de agora, começa a tão sonhada mudança.

O casarão, que é sede da fazenda possui estrutura centenária que será mantida, para manter as características históricas do imóvel. Porém, serão necessárias várias reformas, principalmente na fiação elétrica, sistema de abastecimento de água, segurança e cobertura. A casa possui dez cômodos, suficientes para abrigar os setores da Secretaria de Meio Ambiente. Um refeitório e uma varanda compõem a estrutura.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6611
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------















SMCS
Casarão abrigará SMMAS









































SMCS
Área verde será aberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário