Pesquisar neste blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

MEIO AMBIENTE FAZ PESQUISA DE ARBORIZAÇÃO URBANA




A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) está concluindo uma pesquisa que apontará o índice de projeção de copas por habitante no perímetro urbano de Araçatuba.

A pesquisa começou no mês de maio e passa pelas últimas etapas, porém, mesmo antes de concluída, o biólogo e chefe de gabinete da SMMAS, José Luis de Carvalho Salles, adianta que Araçatuba apresenta bom índice de arborização. “A cidade está muito bem, em comparação com outros municípios, e mesmo se compararmos área rural com urbana temos bons resultados”, disse o biólogo, explicando que a área urbana ainda possui bom índice de arborização, mesmo sofrendo impactos ambientais há décadas com a presença do homem.

Os primeiros dados da pesquisa apontam que Araçatuba possui, no perímetro urbano, cerca de 250 mil copas. A contagem foi feita através de imagens via satélite e nela foram consideradas apenas as copas. “Como a imagem é de cima, só vemos a copa, então não contamos por árvore, mas sim pelo montante que vemos do alto”, explica.

Essas copas estão localizadas nas calçadas, fundos de quintal, terrenos, parques, entre outros locais, somente dentro da cidade. Deste número (250 mil), 7,5% são de grande porte e o restante de tamanho médio.

Outro fator que levou a este índice de arborização em Araçatuba é que na atual gestão já foram plantadas mais 15 mil mudas. “Entre plantio em áreas específicas e doação de mudas para a população são mais de 15 mil, no período de um ano e meio”, destaca Salles. A preocupação com o meio ambiente faz parte do Programa de Governo do prefeito Cido Sério e é uma das frentes de trabalho mais ativas da Administração. O bom índice é reflexo desta preocupação, que tem como meta eliminar o déficit arbóreo que inicialmente era de 40 mil árvores e está reduzindo com o Programa de Arborização Urbana “Araçatuba mais Verde”.

PESQUISA

A realização da pesquisa, a princípio, tinha o objetivo de levantar dados para os trabalhos da própria Secretaria, que é responsável pela recuperação ambiental junto à sociedade. Porém, os resultados também serão encaminhados para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, de onde deve seguir para os responsáveis pelo programa Município Verde e Azul, que vem despertando nas cidades a iniciativa e preservação ambiental. O resultado final da pesquisa deve sair até o final deste mês, segundo o chefe de gabinete, e vai apontar uma média de quantos metros quadrados de copa existe em Araçatuba por habitante. A Secretaria está otimista e acredita que com os resultados será possível intensificar os trabalhos nas ares que apresentarem menor índice.

MANUALMENTE

Para confirmar o tamanho da copa estimado via satélite, o biólogo mediu manualmente algumas árvores da cidade. Uma delas foi a espécie Sibipiruna, localizada no centro de Araçatuba, rua Torres Homem, altura do número 145. A árvore é muito utilizada para arborização nas grandes cidades, como na capital São Paulo e em Maringá, Paraná. O exemplar utilizado pelo biólogo para confirmar a medida apresentada pelo satélite tem a idade aproximada de 8 a 9 anos. A copa mede aproximadamente 130 metros quadrados e é considerada de grande porte.


PODA

Um dos problemas identificados pela SMMAS durante esta pesquisa é com relação às podas irregulares das árvores. “A população continua podando incorretamente as árvores. Nessa onda de modelar a copa quadrada e outras formas quem sai prejudicado é o próprio munícipe, porque a espécie deixa de exercer a sua verdadeira função, que é captar o gás carbônico através das folhas”, alerta o biólogo. Ele explica que este processo deve ser realizado com o acompanhamento de profissionais capacitados, como técnico e engenheiro agrônomo.

---------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
---------------------------------------------------


Postado por Marcelo R. F. de Oliveira


Fotos Arquivo SMCS

Um comentário:

  1. sou elaine spina( eilaine.spina@hotmail.com )trabalho na prefeitura de cajobi e tento fazer meio ambiente aqui mas temos pouco recurso eu queria saber se vocês sabem como se consegue mudas de arvores por meio de doação para fazer arborizaçao urbana. elaine spina cajobi sp antecipada-mente obrigada.

    ResponderExcluir