Pesquisar neste blog

terça-feira, 10 de agosto de 2010

CARAVANA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - MAIS UMA AÇÃO DA SMMAS

O projeto “Caravana de Educação Ambiental” esteve nesta segunda-feira (9) na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Joaquim Dibo, no bairro Paraíso. A Caravana foi idealizada pelo biólogo e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), José Luis de Carvalho Sales. A iniciativa contou com apoio das secretarias municipais de Educação e de Saúde. “A Educação acolheu nosso projeto com o maior carinho e, junto com a Saúde, também ensinamos sobre a Dengue e outros temas”, disse o biólogo.


O projeto vem sendo desenvolvido nas escolas desde março deste ano. A Caravana visita as escolas e durante um dia inteiro oferece atividades como teatro de fantoches, teatro corporal, oficina de leitura e reciclagem, pintura no rosto, cinema ambiental, caça ao tesouro ambiental e outras brincadeiras. “Toda a programação é desenvolvida em cima de cinco temas: arborização urbana, respeito à natureza, respeito à água, queimada e reciclagem”, explica Sales, ressaltando que “tudo isso é trabalhado de forma a resgatar o respeito do ser humano pelo meio ambiente”.


O último tema citado pelo biólogo, reciclagem, é tratado com ênfase durante o projeto. Como o público são crianças com idade de até 10 anos, a Caravana ensina com o recurso de cores, o hábito da coleta seletiva. “Nós relacionamos, durante nossas apresentações, as cores da coleta seletiva. As crianças ficam tão envolvidas que saem sabendo o que cada cor representa neste processo e nunca mais esquecem”, disse Sales animado com os resultados que o projeto tem apresentado no comportamento diário dos alunos.



Além da educação ambiental para o dia-a-dia, a Caravana contribui para formação e preparação dos pequenos, que participarão no mês de setembro da Conferência do Meio Ambiente para Crianças

------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
Adaptado por Marcelo R. F. de Oliveira
------------------------------------------
Fotos de Marcelo R. F. de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário