A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), encaminhou nesta quarta-feira (4), ao Zoológico Municipal de Araçatuba, um tamanduá bandeira que estava sob os cuidados da UNESP. O animal foi encontrado há aproximadamente um mês nas margens de uma rodovia pela Polícia Ambiental. Ele ficou na UNESP, passando por exames e tratamentos específicos.
Segundo o biólogo da SMMAS, José Luis de Carvalho Sales, o tamanduá não poderá retornar ao campo aberto porque não teria condições de viver como antes. “Ele foi reabilitado, ficou um mês sendo tratado por homens e, se voltar à selva, ele associará a figura do homem como fornecedor de alimento e então poderá ser morto por caçadores”, explicou Sales.
O animal foi levado para o Zoológico Municipal “Dr. Flávio de Leite Ribeiro” e é o primeiro tamanduá do local. A população já pode visitar o mamífero no Zoo. O biólogo informou ainda que o tamanduá pesa aproximadamente 30 kg e provavelmente tenha a idade de três anos.
O ANIMAL
O tamanduá-bandeira, urso-formigueiro-gigante ou papa-formigas-gigante (Myrmecophaga tridactyla) é um mamífero xenartro da família dos mirmecofagídeos, encontrado nas Américas Central e do Sul. Ele está ameaçado de extinção. Um tamanduá-bandeira adulto pode atingir 40 kg de peso e um comprimento de 1,80 m, incluindo a cauda. Possui coloração cinza acastanhada, com uma banda preta que se estende do peito até a metade do dorso, cauda comprida e peluda, focinho longo e cilíndrico, pés anteriores com três grandes garras e pés posteriores com cinco garras pequenas. Alimenta-se de formigas e cupins, capturados pela língua comprida e aderente. Também é conhecido pelos nomes de iurumi, jurumim, tamanduá-açu e tamanduá-cavalo.
---------------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
---------------------------------------------------------------------
Postado por Marcelo Rodrigues Freitas de Oliveira
Imagens arquivo SMMAS
O tamanduá deveria se chamar Vítor pois ele é um vitorioso por ter sido bem tratado e sobrevivido a tantas adversidades. Obrigado Alessandra - Func.Publica
ResponderExcluirNós alunos do primeiro ano do Colégio Geração Raízes fizemos uma votação para escolher o nome do Tamanduá.
ResponderExcluirSe for macho gostaríamos que se chamasse Caco, se for fêmea Mel.
Nós gostamos muito da notícia e ficamos felizes porque ele está sendo cuidado.
Um abraço
Professora Helena e alunos Giulia, Stella, Sofia, Fábio, Laura, Manuela, Pedro, Joaquim, Mariana, Matheus, Gabriel e João Vitor.
Aeee olha só ... vamos ver como vai se chamara nosso amigo peludo... eu indicaria Duma (derivado de du mato..rsss). Marcelo R F Oliveira.
ResponderExcluirELE IRÁ SE CHAMARA CACÁ, O GUERRILHEIRO CHE.
ResponderExcluir