Pesquisar neste blog

terça-feira, 3 de maio de 2011

CARAVANA PROMOVE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

O Governo Municipal, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) e de Educação (SME), promoveu ontem (26) mais um dia de Caravana de Educação Ambiental. Este projeto, que cresce cada vez mais na Rede Municipal de Ensino, visa a formação de cidadãos conscientes, educando desde cedo a geração atual para que se familiarizem com a sustentabilidade. 


O encontro aconteceu na Escola Municipal Deodato Isic no Bairro Abílio Mendes, realizando atividades como teatro e teatro de fantoches, oficina de leitura e reciclagem, pintura no rosto, cinema ambiental, caça ao tesouro e outras brincadeiras com temas relacionados ao meio ambiente, como poluição, reciclagem, aquecimento global e arborização urbana. No final, quatro árvores foram plantadas. 


Segundo o biólogo e chefe de gabinete da SMMAS, José Luis de Carvalho Sales, em todas as visitas os integrantes da Caravana levam para o local mudas de árvore para ser plantada pelos alunos. Neste ano, o teatro de fantoches da caravana ganhou mais um integrante: um sapinho que interage com os outros personagens, que representam os humanos. 

O projeto é desenvolvido por estudantes de biologia estagiários da SMMAS e toda a programação é feita a partir de cinco temas: arborização urbana, respeito à natureza, respeito à água, queimada e reciclagem. De acordo com Sales, “Além de debater os problemas ambientais, o objetivo é fazer com que também pensem em soluções”, diz. Neste ano a caravana pretende visitar as 51 municipais. 

------------------------------------------------------------------------ 
Secretaria de Comunicação Social – SMCS 
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA 
(18) 3607-6611 
www.aracatuba.sp.gov.br 
------------------------------------------------------------------------ 

Postado por Marilene Oliveira dos Santos

ARAÇATUBA TEM ATERRO SANITÁRIO NOTA 9,7

O aterro sanitário de Araçatuba atingiu nota 9,7 em relatório da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que indicou que o equipamento opera em condições adequadas de acordo com o Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR). No total, 43 municípios da região Administrativa de Araçatuba foram avaliadas, sendo que 34 operam os aterros em condições adequadas, 7 em situação controlada e 2 em condições inadequadas. A base leva em consideração notas que vão de 0 a 6 (inadequadas), 6,1 a 8 (controladas) e 8,1 a 10 (adequadas). 


O número de municípios que tiveram seus aterros classificados como adequados é três vezes maior que o obtido em 2000, quando apenas 10 conseguiram a classificação. Juntamente com Araçatuba, outros sete municípios tiveram nota 9,7, a maior atribuída na região. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), Jorge Hector Rozas, o próximo desafio é implementar ações ligadas à Política Nacional de Resíduos Sólidos, principalmente com relação à reciclagem. "O lixo, quando chegar ao aterro, vai ter que passar por um processo de diferenciação. O orgânico irá para a área de compostagem e o comum para a triagem e seleção de recicláveis. Somente o que sobrar disso irá para o depósito sanitário", explica o secretário. 

O aterro sanitário entrou em operação a partir de maio de 2002, sendo que antes mantinha em funcionamento um lixão. Desde então, Araçatuba obteve notas acima do conceito 9 no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares, publicado pela Cetesb. O Governo Municipal concluiu em 2010 parte do projeto da nova célula do aterro e dará início à segunda etapa, que garantirá uma sobrevida de 3 a 4 anos ao aterro. 

Rozas destaca que esse tempo aumentará com a implementação de políticas de reciclagem. “Estamos trabalhando muito com conscientização, para que as pessoas adotem a prática de separar o lixo em suas casa. Nas escolas municipais este trabalho está sendo muito grande, inclusive com a implantação de Pontos de Entrega Voluntária, os PEV-Ecopontos, onde alunos, professores e a comunidade podem depositar o lixo reciclável”, destaca. 

------------------------------------------------------------------------ 
Secretaria de Comunicação Social – SMCS 
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA 
(18) 3607-6611 
www.aracatuba.sp.gov.br 
------------------------------------------------------------------------ 

Postado por Marilene Oliveira dos Santos

MEIO AMBIENTE: CARAVANA VISITA CR

Com objetivo de promover a consciência ambiental da população araçatubense, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), visitou na manhã de hoje (15), sexta-feira, o Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba. 


O principal intuito da visita foi levar a Caravana do Meio Ambiente, projeto desenvolvido por estudantes de biologia estagiários da SMMAS, em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde, para desenvolver atividades de educação ambiental com os internos. A Caravana orienta sobre a coleta seletiva e preservação do Meio ambiente. O teatro “Lixo no Lixo” é uma das formas de educação ambiental. 


PROJETO 

De acordo com o biólogo e chefe de gabinete da SMMAS, José Luis de Carvalho Sales, toda a programação é desenvolvida a partir de cinco temas: arborização urbana, respeito à natureza, respeito à água, queimada e reciclagem. “Além de debater os problemas ambientais, o objetivo é fazer com que também pensem em soluções”, diz. 

Neste ano, o teatro de fantoches da caravana ganhou mais um personagem: um sapinho que interage com os outros personagens que representam os humanos. Segundo Sales, em todas as visitas os integrantes da Caravana levam para o local uma muda de árvore para ser plantada pelo público. Outras atividades realizadas pela Caravana é a Caça ao Tesouro Ecológico, Danças, Oficina de Leitura e noções de reciclagem. Amanhã (16), sábado, às 8h30, a Caravana visitará novamente o CR. 




------------------------------------------------------------------------ 
Secretaria de Comunicação Social – SMCS 
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA 
(18) 3607-6611 
www.aracatuba.sp.gov.br 
------------------------------------------------------------------------

Postado por Marcelo Rodrigues Freitas de Oliveira 

CARAVANA AMBIENTAL ENSINA COM DIVERSÃO

O Governo Municipal, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) e de Educação (SME), criou um projeto que cresce cada vez mais na Rede Municipal de Ensino. A Caravana de Educação Ambiental percorre todas as escolas municipais trabalhando com os alunos questões relativas ao tema. Nesta terça-feira (12), estiveram na Escola Municipal Julieta Arruda Campos, no bairro Antonio Pagan, mostrando para as crianças a importância de cuidar do meio ambiente. 



Todas as orientações foram passadas de forma lúdica com temas relacionados ao meio ambiente, como poluição, reciclagem, aquecimento global e arborização urbana, o que desenvolve, desde cedo uma conscientização sobre o que é certo e o que é errado em relação à natureza. Cerca de 70 crianças, tanto no período da manhã, quanto a tarde, participaram da atividade. 



A caravana visita as escolas e, durante um dia inteiro, oferece atividades como teatro e teatro de fantoches, oficina de leitura e reciclagem, pintura no rosto, cinema ambiental, caça ao tesouro e outras brincadeiras. Segundo a SMMAS, no ano passado, doze escolas receberam o grupo, além de outras escolas de ensino fundamental particulares. Neste ano a caravana pretende visitar as 51 Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB). 



------------------------------------------------------------------------ 
Secretaria de Comunicação Social – SMCS 
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA 
(18) 3607-6611 
www.aracatuba.sp.gov.br 
------------------------------------------------------------------------


Postado por Marcelo Rodrigues Freitas de Oliveira 


ANTIGOS PONTOS DE ENTULHO PERMANECEM LIMPOS

A sustentabilidade e todos os demais assuntos que giram em torno da questão ambiental fazem parte do cotidiano das pessoas. O Governo Municipal intensificou, nos últimos dois anos, os trabalhos voltados para a preservação e recuperação de áreas verdes e de preservação permanente, atrelados a atividades de conscientização e envolvimento da comunidade. Com a parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) e de Educação (SME), iniciou-se a implantação da Agenda 21 Escolar, criando atividades sobre reciclagem, preservação da água, plantio de árvores e Pontos de Entrega Voluntária, para recolhimento de lixo reciclável. 


Também ligada à questão da preservação ambiental, o problema dos entulhos em locais não apropriados ainda é um fator que está sendo combatido. Mas o trabalho de conscientização já apresenta bons frutos. Cinco áreas que antes eram pontos ilegais de despejo encontram-se preservadas atualmente. No início da Avenida Odorindo Perenha, uma área nas margens do Baguaçu, próxima à ponte do cruzamento com a Avenida Waldir Felizola de Moraes, era ponto de despejo de entulho frequentemente utilizado por carroceiros. A área foi recuperada e hoje está limpa. 


Na ponte do córrego Bela Vista, na estrada do Goulart (Bairro Santa Luzia), moradores costumavam jogar lixo doméstico próximo às margens. A área foi totalmente limpa e a ponte teve sua estrutura refeita após as chuvas, inclusive com grades de proteção. Atualmente, a população compreendeu a importância de preservar o córrego e não há mais lixo no local. Duas áreas próximas ao final da Rua Aguapeí, na região da Lagoa das Flores, eram utilizadas para depósito de entulho e também encontram-se preservadas. No bairro Pedro Perri, uma nascente da micro-bacia do Córrego Machadinho estava sofrendo processo de assoreamento pelo despejo de lixo doméstico e entulho. A área foi limpa, cercada e mais de 50 espécies de árvores foram plantadas para refazer a Área de Preservação Permanente (APP). 

O maior trabalho de recuperação de área foi na APP do córrego dos Espanhóis, de onde o Governo Municipal retirou mais de 240 toneladas de entulho. Em parceria com a empresa Agroata e a Organização não-governamental Clube da Árvore, o espaço de 8 mil metros quadrados foi cercado e aproximadamente mil mudas foram plantadas. Os trabalhos estão sendo acompanhados pela Promotoria da Justiça do Meio Ambiente.O trabalho de conscientização cada vez mais atinge a população, tendo as escolas municipais como principais pontos de informação e disseminação da importância de preservar o meio ambiente. Quando mais informada e participativa a população estiver, mais áreas estarão preservadas na cidade. 

------------------------------------------------------------------------ 
Fernando Verga – Diretor de Imprensa 
Secretaria de Comunicação Social – SMCS 
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA 
(18) 3607-6611 
www.aracatuba.sp.gov.br 
------------------------------------------------------------------------ 

Postado por Marcelo Rodrigues Freitas de Oliveira 

CARAVANA DO MEIO AMBIENTE VISITA ESCOLA

Idealizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), a Caravana do Meio Ambiente, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Núcleo de Educação e Saúde, visitou na manhã desta sexta-feira (8) a Escola Municipal Leda Aparecida Lima Martins, no bairro Claudionor Cinti. O objetivo da visita foi levar educação ambiental aos alunos, informando e conscientizando. 




Todas as orientações foram passadas de forma lúdica com temas relacionados ao meio ambiente, como poluição, reciclagem, aquecimento global e arborização urbana. A caravana visita as escolas e, durante um dia inteiro, oferece atividades como teatro e teatro de fantoches, oficina de leitura e reciclagem, pintura no rosto, cinema ambiental, caça ao tesouro e outras brincadeiras. 




O trabalho busca desenvolver nas crianças a conscientização sobre os problemas ambientais e estimular a busca por soluções. O Governo Municipal incentiva projetos de educação ambiental e acredita que, por meio de ações como esta, criam-se condições necessárias para que a população adquira conhecimentos, valores e comportamentos para participar de forma eficaz da preservação de bens naturais, como rios, canais, córregos e lagoas, e na solução dos problemas ambientais. 


------------------------------------------------------------------------ 
Secretaria de Comunicação Social – SMCS 
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA 
(18) 3607-6611 
www.aracatuba.sp.gov.br 
------------------------------------------------------------------------


Postado por : Marcelo Rodrigues Freitas de Oliveira