O aterro sanitário de Araçatuba atingiu nota 9,7 em relatório da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que indicou que o equipamento opera em condições adequadas de acordo com o Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR). No total, 43 municípios da região Administrativa de Araçatuba foram avaliadas, sendo que 34 operam os aterros em condições adequadas, 7 em situação controlada e 2 em condições inadequadas. A base leva em consideração notas que vão de 0 a 6 (inadequadas), 6,1 a 8 (controladas) e 8,1 a 10 (adequadas).
O número de municípios que tiveram seus aterros classificados como adequados é três vezes maior que o obtido em 2000, quando apenas 10 conseguiram a classificação. Juntamente com Araçatuba, outros sete municípios tiveram nota 9,7, a maior atribuída na região. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), Jorge Hector Rozas, o próximo desafio é implementar ações ligadas à Política Nacional de Resíduos Sólidos, principalmente com relação à reciclagem. "O lixo, quando chegar ao aterro, vai ter que passar por um processo de diferenciação. O orgânico irá para a área de compostagem e o comum para a triagem e seleção de recicláveis. Somente o que sobrar disso irá para o depósito sanitário", explica o secretário.
O aterro sanitário entrou em operação a partir de maio de 2002, sendo que antes mantinha em funcionamento um lixão. Desde então, Araçatuba obteve notas acima do conceito 9 no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares, publicado pela Cetesb. O Governo Municipal concluiu em 2010 parte do projeto da nova célula do aterro e dará início à segunda etapa, que garantirá uma sobrevida de 3 a 4 anos ao aterro.
Rozas destaca que esse tempo aumentará com a implementação de políticas de reciclagem. “Estamos trabalhando muito com conscientização, para que as pessoas adotem a prática de separar o lixo em suas casa. Nas escolas municipais este trabalho está sendo muito grande, inclusive com a implantação de Pontos de Entrega Voluntária, os PEV-Ecopontos, onde alunos, professores e a comunidade podem depositar o lixo reciclável”, destaca.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6611
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------
Postado por Marilene Oliveira dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário