Pesquisar neste blog

terça-feira, 3 de maio de 2011

ANTIGOS PONTOS DE ENTULHO PERMANECEM LIMPOS

A sustentabilidade e todos os demais assuntos que giram em torno da questão ambiental fazem parte do cotidiano das pessoas. O Governo Municipal intensificou, nos últimos dois anos, os trabalhos voltados para a preservação e recuperação de áreas verdes e de preservação permanente, atrelados a atividades de conscientização e envolvimento da comunidade. Com a parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) e de Educação (SME), iniciou-se a implantação da Agenda 21 Escolar, criando atividades sobre reciclagem, preservação da água, plantio de árvores e Pontos de Entrega Voluntária, para recolhimento de lixo reciclável. 


Também ligada à questão da preservação ambiental, o problema dos entulhos em locais não apropriados ainda é um fator que está sendo combatido. Mas o trabalho de conscientização já apresenta bons frutos. Cinco áreas que antes eram pontos ilegais de despejo encontram-se preservadas atualmente. No início da Avenida Odorindo Perenha, uma área nas margens do Baguaçu, próxima à ponte do cruzamento com a Avenida Waldir Felizola de Moraes, era ponto de despejo de entulho frequentemente utilizado por carroceiros. A área foi recuperada e hoje está limpa. 


Na ponte do córrego Bela Vista, na estrada do Goulart (Bairro Santa Luzia), moradores costumavam jogar lixo doméstico próximo às margens. A área foi totalmente limpa e a ponte teve sua estrutura refeita após as chuvas, inclusive com grades de proteção. Atualmente, a população compreendeu a importância de preservar o córrego e não há mais lixo no local. Duas áreas próximas ao final da Rua Aguapeí, na região da Lagoa das Flores, eram utilizadas para depósito de entulho e também encontram-se preservadas. No bairro Pedro Perri, uma nascente da micro-bacia do Córrego Machadinho estava sofrendo processo de assoreamento pelo despejo de lixo doméstico e entulho. A área foi limpa, cercada e mais de 50 espécies de árvores foram plantadas para refazer a Área de Preservação Permanente (APP). 

O maior trabalho de recuperação de área foi na APP do córrego dos Espanhóis, de onde o Governo Municipal retirou mais de 240 toneladas de entulho. Em parceria com a empresa Agroata e a Organização não-governamental Clube da Árvore, o espaço de 8 mil metros quadrados foi cercado e aproximadamente mil mudas foram plantadas. Os trabalhos estão sendo acompanhados pela Promotoria da Justiça do Meio Ambiente.O trabalho de conscientização cada vez mais atinge a população, tendo as escolas municipais como principais pontos de informação e disseminação da importância de preservar o meio ambiente. Quando mais informada e participativa a população estiver, mais áreas estarão preservadas na cidade. 

------------------------------------------------------------------------ 
Fernando Verga – Diretor de Imprensa 
Secretaria de Comunicação Social – SMCS 
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA 
(18) 3607-6611 
www.aracatuba.sp.gov.br 
------------------------------------------------------------------------ 

Postado por Marcelo Rodrigues Freitas de Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário