Pesquisar neste blog

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REABILITA TAMANDUÁ


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), encaminhou nesta quarta-feira (4), ao Zoológico Municipal de Araçatuba, um tamanduá bandeira que estava sob os cuidados da UNESP. O animal foi encontrado há aproximadamente um mês nas margens de uma rodovia pela Polícia Ambiental. Ele ficou na UNESP, passando por exames e tratamentos específicos.

Segundo o biólogo da SMMAS, José Luis de Carvalho Sales, o tamanduá não poderá retornar ao campo aberto porque não teria condições de viver como antes. “Ele foi reabilitado, ficou um mês sendo tratado por homens e, se voltar à selva, ele associará a figura do homem como fornecedor de alimento e então poderá ser morto por caçadores”, explicou Sales.

O animal foi levado para o Zoológico Municipal “Dr. Flávio de Leite Ribeiro” e é o primeiro tamanduá do local. A população já pode visitar o mamífero no Zoo. O biólogo informou ainda que o tamanduá pesa aproximadamente 30 kg e provavelmente tenha a idade de três anos.


O ANIMAL

O tamanduá-bandeira, urso-formigueiro-gigante ou papa-formigas-gigante (Myrmecophaga tridactyla) é um mamífero xenartro da família dos mirmecofagídeos, encontrado nas Américas Central e do Sul. Ele está ameaçado de extinção. Um tamanduá-bandeira adulto pode atingir 40 kg de peso e um comprimento de 1,80 m, incluindo a cauda. Possui coloração cinza acastanhada, com uma banda preta que se estende do peito até a metade do dorso, cauda comprida e peluda, focinho longo e cilíndrico, pés anteriores com três grandes garras e pés posteriores com cinco garras pequenas. Alimenta-se de formigas e cupins, capturados pela língua comprida e aderente. Também é conhecido pelos nomes de iurumi, jurumim, tamanduá-açu e tamanduá-cavalo.

---------------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
---------------------------------------------------------------------

Postado por Marcelo Rodrigues Freitas de Oliveira

Imagens arquivo SMMAS

4 comentários:

  1. O tamanduá deveria se chamar Vítor pois ele é um vitorioso por ter sido bem tratado e sobrevivido a tantas adversidades. Obrigado Alessandra - Func.Publica

    ResponderExcluir
  2. Nós alunos do primeiro ano do Colégio Geração Raízes fizemos uma votação para escolher o nome do Tamanduá.
    Se for macho gostaríamos que se chamasse Caco, se for fêmea Mel.
    Nós gostamos muito da notícia e ficamos felizes porque ele está sendo cuidado.
    Um abraço

    Professora Helena e alunos Giulia, Stella, Sofia, Fábio, Laura, Manuela, Pedro, Joaquim, Mariana, Matheus, Gabriel e João Vitor.

    ResponderExcluir
  3. Aeee olha só ... vamos ver como vai se chamara nosso amigo peludo... eu indicaria Duma (derivado de du mato..rsss). Marcelo R F Oliveira.

    ResponderExcluir
  4. ELE IRÁ SE CHAMARA CACÁ, O GUERRILHEIRO CHE.

    ResponderExcluir