quarta-feira, 27 de outubro de 2010
PREFEITURA JÁ CADASTROU 62 CARROCEIROS
GOVERNO MUNICIPAL INAUGURA ECOPONTO ESCOLAR
A ideia de desenvolver uma atividade permanente de coleta de recicláveis nas escolas municipais foi sugerida por alunos durante a 1ª Conferência Infantil pelo Meio Ambiente, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS). A parceria com o Supermercado Rondon e a Vega Engenharia Ambiental possibilitaram a instalação do primeiro PEV-Ecoponto, que será levado para todas as 62 unidades escolares do município.
De acordo com o secretário da SMMAS, Jorge Hector Rozas, a ideia é fazer com que a comunidade também utilize o PEV-Ecoponto. “Os alunos conscientizarão os pais para separarem os materiais em casa e as escolas trabalharão para envolver a comunidade do bairro. A intenção é coletar o máximo possível de recicláveis”, reforça o secretário. Os materiais depositados serão pesados e cada quilo será revertido em um Bônus Ambiental. Conforme os bônus vão acumulando, as escolas poderão trocá-los por produtos, materiais ou equipamentos para serem utilizados na unidade.
A instalação do PEV-Ecoponto é simples. Trata-se de uma “casinha” com duas janelas, por onde as crianças depositam o reciclável, com duas portas laterais para retirada do material acumulado. “Uma solução simples, barata e de rápido retorno, para a educação e para o planeta”, reforça Rozas.
O prefeito Cido Sério esteve na Escola Municipal Henny Ferraz Homem e acompanhou os alunos que colocaram os primeiros materiais no PEV-Ecoponto. Ele conversou sobre as mudanças climáticas e preservação ambiental. “Vocês aprendem muitas coisas aqui na escola que nós não aprendemos quando éramos crianças, que os pais de vocês também não aprenderam. Essa questão do meio ambiente não era discutida no nosso tempo. O planeta depende de ações como esta, por isso é importante preservar e ensinar as pessoas a preservarem também”, disse o prefeito.
Os PEV-Ecopontos são uma parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente e Sustentabilidade e contam com o apoio do Supermercado Rondon e da Vega Engenharia Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo em Araçatuba.
PARQUE DO ZÔO PASSA POR MANUTENÇÃO
De acordo com o chefe de gabinete da SMMAS, o biólogo José Luis d
As obras no Zôo e na Lagoa estão previstas para começar ainda neste ano. As adequações foram exigidas pelo Ibama no dia 12 de janeiro de 2009 em ofício fundamentado na Instrução Normativa nº. 169/2008, que institui e normatiza as categorias de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro em território brasileiro. De acordo com o ofício, deve ser feita uma ampliação do recinto dos animais mamíferos de grande porte e atualização da planta do zoológico contendo as alterações exigidas e novas construções. Atualmente, as jaulas dos mamíferos possuem 5,10 metros de profundidade, sendo que o projeto da reforma prevê a ampliação para 9,10 metros. No total de oito, hoje elas abrigam animais felinos que, em muitos casos, foram encaminhados ao zoológico com ferimentos provenientes de queimadas de plantações de cana.
A ampla reforma também inclui o parque. De acordo com o secre
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
ONÇA PARDA RECEBE CUIDADOS NO ZOOLÓGICO
O tenente da Polícia Ambiental Jefferson Miranda informou que a onça foi encontrada por um cidadão nos arredores do canavial que havia sofrido queimada. “O filhote foi encontrado sozinho e não estava machucado. Provavelmente se perdeu da mãe, que pode ter morrido durante o fogo. A pessoa ligou para a Polícia Ambiental, que entregou a fêmea ao Zoológico. O Ibama foi informado e definirá o destino do animal. Enquanto isso ele fica lá”, explica o Tenente.
Para o biólogo do Zoológico, Alexandre Monteiro, este tipo de ocorrência tem sido normal nos últimos anos, já que os animais estão saindo de seu habitat em busca de alimento. “Geralmente eles morrem atropelados ou queimados, quando saem para procurar alimento nesta época de estiagem, que coincide com o corte de cana e queimada”. Ele acrescenta que “a mãe pode ter saído para caçar e a pessoa encontrou o filhote, achou que estava sozinho e chamou a Polícia”.
O destino do animal ainda não foi definido pelo Ibama. "Por enquanto fica no Zoológico, onde foi construída uma casa para abrigá-lo. Nos próximos dias, a fêmea vai para o quarentenário do parque, local reservado aos filhotes encontrados nas mesmas circunstâncias ou em tratamento médico", assegurou o biólogo e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Luis de Carvalho Salles.
Para quem encontrar animais silvestres adultos ou filhotes fora do ambiente natural, a orientação é de que acione a Polícia Ambiental para as devidas providências. Em Araçatuba, o telefone é 18 3621-7415.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
SECRETARIA DE OBRAS LIMPA PONTO DE ENTULHO
Equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) e a Vega (empresa responsável pela coleta de lixo no Município) estão limpando o ponto de entulho no Conjunto Habitacional Claudionor Cinti. A ação recebe o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), que trabalha na recuperação de uma nascente nas proximidades.
Segundo o biólogo José Luis de Carvalho Salles, a ONG Poluição Zero entrou em contato com a Secretaria solicitando a limpeza, pois havia uma quantidade excessiva de entulho no local. Os materiais inertes, oriundos de construções civis de Araçatuba também incomodavam os moradores.
Na quarta-feira (6), os trabalhos foram iniciados com máquinas e caminhões da Prefeitura para retirada de entulhos depositados, em sua maioria, por carroceiros. Segundo o fiscal de obras de limpeza da SMOSP Nilton Buzolan, a previsão é que sejam retirados aproximadamente 50 caminhões de oito toneladas cada. “A limpeza nesses pontos é realizada constantemente. Quando os pontos ficam cheios nós retiramos e levamos para outra área autorizada nas Chácaras Arco Íris”, explica Buzolan. A limpeza deve continuar pelos próximos dias, considerando as interrupções por emergências em outras obras e chuva.