Pesquisar neste blog

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

GOVERNO MUNICIPAL INAUGURA ECOPONTO ESCOLAR



O Governo Municipal inaugurou hoje (26) o primeiro Ponto de Entrega Voluntária, o PEV-Ecoponto, que funcionará na Escola Municipal Henny Ferraz Homem, no bairro Jardim Ipanema. O local é destinado para receber materiais recicláveis como metais, plástico, papel e embalagens tetra pak, que são trazidos de casa por alunos, além de servir como ferramenta pedagógica para professores em atividades de educação ambiental.

A ideia de desenvolver uma atividade permanente de coleta de recicláveis nas escolas municipais foi sugerida por alunos durante a 1ª Conferência Infantil pelo Meio Ambiente, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS). A parceria com o Supermercado Rondon e a Vega Engenharia Ambiental possibilitaram a instalação do primeiro PEV-Ecoponto, que será levado para todas as 62 unidades escolares do município.
De acordo com o secretário da SMMAS, Jorge Hector Rozas, a ideia é fazer com que a comunidade também utilize o PEV-Ecoponto. “Os alunos conscientizarão os pais para separarem os materiais em casa e as escolas trabalharão para envolver a comunidade do bairro. A intenção é coletar o máximo possível de recicláveis”, reforça o secretário. Os materiais depositados serão pesados e cada quilo será revertido em um Bônus Ambiental. Conforme os bônus vão acumulando, as escolas poderão trocá-los por produtos, materiais ou equipamentos para serem utilizados na unidade.

A instalação do PEV-Ecoponto é simples. Trata-se de uma “casinha” com duas janelas, por onde as crianças depositam o reciclável, com duas portas laterais para retirada do material acumulado. “Uma solução simples, barata e de rápido retorno, para a educação e para o planeta”, reforça Rozas.
O prefeito Cido Sério esteve na Escola Municipal Henny Ferraz Homem e acompanhou os alunos que colocaram os primeiros materiais no PEV-Ecoponto. Ele conversou sobre as mudanças climáticas e preservação ambiental. “Vocês aprendem muitas coisas aqui na escola que nós não aprendemos quando éramos crianças, que os pais de vocês também não aprenderam. Essa questão do meio ambiente não era discutida no nosso tempo. O planeta depende de ações como esta, por isso é importante preservar e ensinar as pessoas a preservarem também”, disse o prefeito.

Os PEV-Ecopontos são uma parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente e Sustentabilidade e contam com o apoio do Supermercado Rondon e da Vega Engenharia Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo em Araçatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário