Pesquisar neste blog

Ocorreu um erro neste gadget

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ONÇA PARDA RECEBE CUIDADOS NO ZOOLÓGICO




Um filhote de onça parda de aproximadamente dois meses de idade está sob os cuidados de veterinários e biólogos do Zoológico Municipal de Araçatuba. Segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) o animal foi encontrado há mais de 15 dias próximo a um canavial em Rubiácea. A fêmea que pesa cerca de 400 gramas e mede entre 30 e 35 centímetros não apresentava ferimentos.




O tenente da Polícia Ambiental Jefferson Miranda informou que a onça foi encontrada por um cidadão nos arredores do canavial que havia sofrido queimada. “O filhote foi encontrado sozinho e não estava machucado. Provavelmente se perdeu da mãe, que pode ter morrido durante o fogo. A pessoa ligou para a Polícia Ambiental, que entregou a fêmea ao Zoológico. O Ibama foi informado e definirá o destino do animal. Enquanto isso ele fica lá”, explica o Tenente.

Para o biólogo do Zoológico, Alexandre Monteiro, este tipo de ocorrência tem sido normal nos últimos anos, já que os animais estão saindo de seu habitat em busca de alimento. “Geralmente eles morrem atropelados ou queimados, quando saem para procurar alimento nesta época de estiagem, que coincide com o corte de cana e queimada”. Ele acrescenta que “a mãe pode ter saído para caçar e a pessoa encontrou o filhote, achou que estava sozinho e chamou a Polícia”.

O destino do animal ainda não foi definido pelo Ibama. "Por enquanto fica no Zoológico, onde foi construída uma casa para abrigá-lo. Nos próximos dias, a fêmea vai para o quarentenário do parque, local reservado aos filhotes encontrados nas mesmas circunstâncias ou em tratamento médico", assegurou o biólogo e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Luis de Carvalho Salles.

Para quem encontrar animais silvestres adultos ou filhotes fora do ambiente natural, a orientação é de que acione a Polícia Ambiental para as devidas providências. Em Araçatuba, o telefone é 18 3621-7415.

Nenhum comentário:

Postar um comentário