Pesquisar neste blog

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PREFEITURA JÁ CADASTROU 62 CARROCEIROS





O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) cadastrou 62 carroceiros durante a Semana do Carroceiro 2010, realizada, pela primeira, vez durante os dias 18 e 22 de outubro, conforme Lei Municipal de agosto de 2005, que prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas à preservação ambiental e cuidados com os animais durantes estes dias. A programação contou com a inauguração dos Ecopontos do bairro Carazza e Lago Azul, além do emplacamento das carroças, cadastro dos carroceiros e atendimento veterinário para os animais de tração.





Os Ecopontos são locais preparados para receber e destinar de forma correta as galhadas de podas de árvores e detritos da construção civil, o entulho. Possuem banheiro e escritório para atender os carroceiros, rampa para facilitar o trabalho de despejo do material, evitando o esforço do animal de tração, ligação de água e energia e são fechados com alambrado e cerca viva. Serão instalados bebedouros para os animais. Os alunos da Unesp Jefferson Filgueira Alsindo, 22 anos, e Tarsila Presser Bastos, 22 anos, ambos do 5º ano de Medicina Veterinária, vacinaram os animais contra tétano e encéfalomielite e fizeram demais exames clínicos, além de vermifugar os animais, para eliminar vermes.




De acordo com o secretário da SMMAS, Jorge Hector Rozas, o saldo de carroceiros cadastrados é bastante positivo para o início deste trabalho. “Este número é bastante significativo, pois de um total de aproximadamente 450 carroceiros da cidade nós conseguirmos cadastrar 62 em apenas cinco dias. Isso mostra que estes trabalhadores estão confiando em nosso trabalho e acreditando na proposta”, diz Rozas, que reforça que o cadastramento vai continuar nos próximos meses.




ANTEPROJETO DE LEI


A SMMAS preparou um anteprojeto de lei que trata da regulamentação do trabalho dos carroceiros no município. Ele foi apresentado para os conselhos de Meio Ambiente e de Trânsito e será encaminhado para a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos (SMAJ) para ser estudado, formatado e encaminhado para a Câmara Municipal. De acordo com o secretário da SMMAS Jorge Hector Rozas o cadastro e o emplacamento são maneiras de melhorar a situação de trabalho dos carroceiros. “Eles precisam estar na legalidade. Todas essas medidas são para melhorar a qualidade de vida deles e também dos animais, que terão mais atenção”, diz o secretário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário