Pesquisar neste blog

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PARQUE DO ZÔO PASSA POR MANUTENÇÃO



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) iniciou nesta semana uma reforma no parque do Zoológico Municipal “Dr. Flávio de Leite Ribeiro”, no bairro Jardim Dona Amélia. Balanços, gangorras e outros brinquedos estão sendo concertados por funcionários da SMMAS, que contam com o auxílio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP).


De acordo com o chefe de gabinete da SMMAS, o biólogo José Luis d
e Carvalho Sales, trata-se de apenas uma manutenção para garantir a segurança dos freqüentadores, principalmente das crianças que brincam no parque. Sales ressalta que o local será amplamente reformulado com o início das obras de reforma do Zôo, que também incluem o Centro de Lazer João Miranda de Souza, a Lagoa do Miguelão. “Estamos repondo as partes de madeira que estão quebrada, trocando parafusos, cordas e correntes arrebentadas. É uma manutenção simples e rotineira para garantir a continuidade do uso, mas uma ampla reforma será feita no local”, reforça o biólogo.
As obras no Zôo e na Lagoa estão previstas para começar ainda neste ano. As adequações foram exigidas pelo Ibama no dia 12 de janeiro de 2009 em ofício fundamentado na Instrução Normativa nº. 169/2008, que institui e normatiza as categorias de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro em território brasileiro. De acordo com o ofício, deve ser feita uma ampliação do recinto dos animais mamíferos de grande porte e atualização da planta do zoológico contendo as alterações exigidas e novas construções. Atualmente, as jaulas dos mamíferos possuem 5,10 metros de profundidade, sendo que o projeto da reforma prevê a ampliação para 9,10 metros. No total de oito, hoje elas abrigam animais felinos que, em muitos casos, foram encaminhados ao zoológico com ferimentos provenientes de queimadas de plantações de cana.
A ampla reforma também inclui o parque. De acordo com o secre
tário Jorge Hector Rozas, da SMMAS, toda a área do Bosque dos Araçás, como também é conhecido o espaço do Zôo, passará por mudanças paisagísticas e também de acessibilidade
. “Todo o espaço ficará mais agradável, com jardinagem bem cuidada e reformulada, acessibilidade nas trilhas e isto também inclui o parque. O Zoológico é um local que fica na memória das crianças. O caráter educativo da possibilidade do contato com estes animais é importante, mas as crianças tornam este lugar muito mais especial pelo seu caráter lúdico”, reforça Rozas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário