Pesquisar neste blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MEIO AMBIENTE OFERECE OPÇÕES DE LAZER

Início de ano, época de férias para muitas pessoas, principalmente para crianças e jovens, que aguardam o retorno das aulas. Em tempos em que o lazer, muitas vezes, restringe-se às novas tecnologias, principalmente games e internet, outras opções tornam-se importantes alternativas para combater o sedentarismo. O contato com a natureza pode ser uma chance de passar boas horas de diversão e, no final, voltar para casa com novas informações sobre o meio ambiente. O Parque Ecológico Baguaçu (PEBA) e o Zoológico Municipal “Dr. Flávio de Leite Ribeiro” são duas destas opções de lazer, que agregam diversão e educação. Ambos são administrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS).


Passar uma tarde no PEBA pode ser uma grande aventura. Muitas escolas de cidades vizinhas programam passeios ao longo do ano para visitar o local, que possui trilhas ecológicas dentro da mata fechada com placas indicativas de cada espécie de árvore. O local também é o ponto de encontro do ribeirão Baguaçu com o córrego Machadinho, formando uma bela paisagem que está sendo recuperada com o trabalho de despoluição promovido pelo Governo Municipal. Para as crianças, a emoção aumenta com a presença de animais silvestres. Diversas espécies de pássaros podem ser vistas e ouvidas no meio da mata e mamíferos, como a capivara, por exemplo, aparecem para entrar nas águas.



A visitação segue normal durante as férias, permanecendo aberto das 9h às 17h, de terça a sexta-feira. Como o Parque é uma área de preservação permanente, orienta-se utilizar repelente contra mosquitos, pois o passeio é mata à dentro. O PEBA também ganhou uma horta de plantas medicinais, o que tem despertado o interesse de muitas pessoas que vão até o local em busca de mudas de plantas ou pequenos ramos para a produção de chás. O telefone para contato é o (18) 3625-2448.

O Zoológico Municipal “Dr. Flávio de Leite Ribeiro” também é uma das opções. Além do encanto que os animais proporcionam às crianças, jovens, adultos e idosos, o Zoo também possui trilhas ecológicas, onde pode-se encontrar diversos pássaros que vivem em liberdade, assim como os famosos bugios, um dos maiores primatas da América do Sul e que vivem soltos no bosque do Zoo. A manutenção do local foi intensificada pelo Governo Municipal. O parquinho passou por reforma, a limpeza é diária e muitas atividades de educação ambiental estão sendo desenvolvidas no Zoo.

Por meio de convênio com o Ministério do Turismo, o Zoológico Municipal será revitalizado. Novas estruturas serão construídas para os grandes mamíferos, um novo conceito de paisagismo será implantando e, com ela, haverá uma reestruturação das trilhas ecológicas. Todo o espaço também será adequado às normas de acessibilidade para que todos os públicos possam interagir com a natureza. O local está aberto das 9h às 17h, diariamente. O telefone para contato é o (18) 3621-4488.

Nenhum comentário:

Postar um comentário