Pesquisar neste blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PROJETO PARA REFORMA DO ZOO É CONCLUÍDO

O Governo Municipal concluiu e encaminhou o projeto de reforma do Zoológico Municipal Dr. Flávio de Leite Ribeiro à CEF (Caixa Econômica Federal). O recurso de R$ 905 mil já está empenhado pelo Ministério do Meio Ambiente e será investido na reforma do local, que atualmente abriga 335 animais. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) atende, com o projeto da reforma, a uma exigência feita pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) no dia 12 de janeiro de 2009 em ofício fundamentado na Instrução Normativa nº. 169/2008, que institui e normatiza as categorias de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro em território brasileiro. 



De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Hector Rozas, a mudança no recinto dos felinos melhorará a visibilidade dos visitantes, pois ela será feita por uma tela acrílica e separação por fosso. “O visitante verá os animais como se estivessem soltos”, diz Rozas. “Teremos um passeio para os pedestres, com bancos para descanso, contornados por estes fossos que darão a segurança ao local.” As atuais grades de ferro e os alambrados serão removidos e, com a segurança que o fosso traz, poderão ser substituídos por grades menores. A reforma do Zoo atende a uma antiga reivindicação de diversos órgãos ligados ao meio ambiente e permitirá ao município obter licenciamento do IBAMA. O enriquecimento da flora e ampliação do espaço físico, irá proporcionar o bem estar maior aos animais. 

Serão criados banheiros femininos e masculinos para os visitantes, com adaptações para atender pessoas com deficiências físicas e novas instalações elétricas. A área administrativa será reformada a cobertura e instalação elétrica. Outra mudança será nas duas lagoas. Atualmente elas estão separadas, e serão unidas para melhora a oxigenação da água e paisagismo. 



O secretário destaca que, após licenciado, o Zoológico Municipal estará apto a obter recursos dos governos estadual e federal e até de instituições internacionais. Rozas destaca o importante papel do biólogo Alexandre Monteiro e do veterinário Eustáquio Azevedo, ambos ligados à SMMAS e ao Zoo, que pesquisaram diversos zoológicos para trazer boas idéias a Araçatuba. 
------------------------------------------------------------------------ 
Secretaria de Comunicação Social – SMCS 
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA 
(18) 3607-6611 
www.aracatuba.sp.gov.br 


Postado Por > Marcelo R. F. de Oliveira ------------------------------------------------------------------------ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário