Pesquisar neste blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CEMFICA TV LEVA CRIANÇAS PARA PASSEIO NO PEBA




O Centro Municipal de Formação da Criança e do Adolescente (CEMFICA) do Jardim TV levou 47 crianças com idades entre 5 e 13 anos para conhecer o Parque Ecológico Baguaçu (Peba). A iniciativa faz parte do projeto “NASFérias”, realizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em parceria com o Centro e consiste em realizar atividades alternativas no período de férias escolares.


O objetivo é oferecer atividades para os alunos enquanto os pais trabalham. “Durante as férias nós resolvemos manter o CEMFICA TV aberto para que as crianças não fiquem na rua ou em casa sozinhas. Nesse período elas realizam atividades e se divertem muito. Por dia, nós recebemos aproximadamente 100 crianças”, explicou Patrícia Fernandes da Silva, diretora da Unidade Escolar. Nos períodos da manhã e da tarde os alunos assistem palestras, interagem com jogos e atividades recreativas. O horário de funcionamento é das 8 às 11 horas e das 13 às 15h30. Todos podem frequentar nos dois períodos.


A visita ao Parque Ecológico Baguaçu faz parte da programação do NASF e teve como objetivo entreter educando. “Nós queríamos fazer um passeio para tirá-los um pouco do ambiente escolar, mas com a preocupação de também ensinar e o Peba é uma novidade e uma lição de cuidados com a natureza para eles”, destaca a psicóloga Mirela Barbosa dos Santos Silva.


Em contato com a natureza, as crianças conheceram a mata ciliar e perguntaram sobre as espécies de árvores existentes. Viram o ribeirão Baguaçu e aprenderam conceitos sobre preservação ambiental. A visita ao parque durou aproximadamente duas horas.



PROJETO

O NASFérias teve início no dia seis de janeiro deste ano e termina nesta sexta-feira (28). Realizado pela primeira vez em Araçatuba, o projeto teve importante aceitação dos pais e alunos. Em média, 54 crianças frequentaram a escola diariamente neste período. “Elas demonstraram mudanças positivas em relação ao comportamento”, informou a psicóloga, que enfatiza que os participantes do projeto eram mais agitados no início e agora estão mais disciplinados.

A implementação de atividades socioculturais e recreação nos períodos de férias escolares em toda a rede pública é uma preocupação do Governo Municipal de Araçatuba em oferecer opções de lazer e entretenimento para as crianças, fazendo com que elas conheçam seu bairro e o que a cidade tem a oferecer. Os responsáveis pela execução do projeto pretendem retomá-lo no recesso estudantil de julho, a pedido dos alunos.

-----------------------------------------------------------------------
Secretaria de Comunicação Social – SMCS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6611
www.aracatuba.sp.gov.br

Postado por Marcelo R. F. de Oliveira 
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário