Pesquisar neste blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ECOPONTO É INAUGURADO NO SESI



Assim como aconteceu na Escola Municipal Henny Ferraz Homem, no bairro Jardim Ipanema, o SESI (Serviço Social da Indústria) inaugurou um PEV-Ecoponto (Ponto de Entrega Voluntária) em sua unidade situada no bairro Jardim Presidente. O local é destinado para receber materiais recicláveis como metais, plástico, papel e embalagens tetra pak, que são trazidos de casa por alunos, além de servir como ferramenta pedagógica para professores em atividades de educação ambiental.

Parceria entre o Supermercado Rondon e a Vega Engenharia Ambiental estão possibilitando a instalação dos PEV-Ecoponto. O prefeito Cido Sério, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade Jorge Rozas, a diretora do SESI Salete Surani Fracalossi Botichio, assim como representantes das duas empresas, participaram do evento.

De acordo com Rozas, a ideia é fazer com que a comunidade também utilize o PEV-Ecoponto. “Os alunos conscientizarão os pais para separarem os materiais em casa e as escolas trabalharão para envolver a comunidade do bairro. A intenção é coletar o máximo possível de recicláveis”, reforça o secretário. Os alunos da escola passaram a semana recolhendo materiais recicláveis pelo bairro. Rozas acrescentou que é preciso orientar as pessoas para as grandes mudanças de conduta que precisam ser tomadas, como nos hábitos diários. “Araçatuba é uma cidade que está formando sua primeira geração de cidadãos ambientalmente conscientes”, finalizou.



Os materiais depositados serão pesados e cada quilo será revertido em um Bônus Ambiental. Conforme os bônus vão acumulando, as escolas poderão trocá-los por produtos, materiais ou equipamentos para serem utilizados na unidade. A instalação do PEV-Ecoponto é simples. Trata-se de uma “casinha” com duas janelas, por onde as crianças depositam o reciclável, com duas portas laterais para retirada do material acumulado. De acordo com a diretora do SESI, o PEV-Ecoponto ficará virado para o lado e fora da escola. “Dessa forma estará disponível para toda a vizinhança”, disse.

O prefeito Cido Sério acompanhou os alunos que colocaram os primeiros materiais no PEV-Ecoponto. Ele conversou sobre as mudanças climáticas e preservação ambiental. “Vocês aprendem muitas coisas aqui na escola que nós não aprendemos quando éramos crianças, que os pais de vocês também não aprenderam. Essa questão do meio ambiente não era discutida no nosso tempo. O planeta depende de ações como esta, por isso é importante preservar e ensinar as pessoas a preservarem também”, disse o prefeito, que destacou também que medidas de preservação como esta são baratas e de rápido retorno, para o planeta e para a educação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário