O Governo Municipal inaugurou dia 10 de novembro o terceiro Ponto de Entrega Voluntária, o PEV-Ecoponto, que funcionará na Escola Municipal Euza Neuza Marcondes Lários, no bairro Hilda Mandarino. O local é destinado para receber materiais recicláveis como metais, plástico, papel e embalagens tetra pak, que são trazidos de casa por alunos, além de servir como ferramenta pedagógica para professores em atividades de educação ambiental.
A ideia de desenvolver uma atividade permanente de coleta de recicláveis nas escolas municipais foi sugerida por alunos durante a 1ª Conferência Infantil pelo Meio Ambiente, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS). A parceria com o Supermercado Rondon e a Vega Engenharia Ambiental possibilitaram a instalação dos primeiros PEV-Ecoponto, que serão levado para todas as 62 unidades escolares do município. A Escola Municipal Henny Ferraz Homem, no bairro Jardim Ipanema, e a unidade do SESI no bairro Jardim Presidente também receberam PEV-Ecopontos.
De acordo com o secretário da SMMAS, Jorge Hector Rozas, a ideia é fazer com que a comunidade também utilize o PEV-Ecoponto. “Os alunos conscientizarão os pais para separarem os materiais em casa e as escolas trabalharão para envolver a comunidade do bairro. A intenção é coletar o máximo possível de recicláveis”, reforça o secretário. Os materiais depositados serão pesados e cada quilo será revertido
A instalação do PEV-Ecoponto é simples. Trata-se de uma “casinha” com duas janelas, por onde as crianças depositam o reciclável, com duas portas laterais para retirada do material acumulado. “Uma solução simples, barata e de rápido retorno, para a educação e para o planeta”, reforça Rozas.
Os PEV-Ecopontos são uma parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente e Sustentabilidade e contam com o apoio do Supermercado Rondon e da Vega Engenharia Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário