Pesquisar neste blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

APÓS LIMPEZA, ESPANHÓIS RECEBERÁ MIL ÁRVORES

Os números impressionam. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), com o apoio das empresas JN Terraplanagem e Estrutural, retiraram da Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego dos Espanhóis mais de 240 toneladas de entulho e lixo doméstico. O trabalho iniciou em setembro do ano passado e foi o primeiro passo no processo de recuperação do local, que é uma das principais áreas ambientais da Zona Norte de Araçatuba e fica próxima dos bairros Vila Alba, Vilela, Turrini e São Rafael, entre vários outros.

Após a limpeza, o Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba (DAEA) desassoreou o leito do córrego e abriu as margens, que por muitos anos foram empurradas pelo acúmulo de entulho. A APP tem aproximadamente 8 mil metros quadrados de área. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), em parceria com a empresa Agroata e a Organização Não-Governamental Clube da Árvore, preparou o local para receber o plantio de mil mudas de árvores neste sábado (26). Serão cerca de mil mudas, com mais de 40 espécies, entre ipê roxo e do serrado, aroeira branca, jacarandá mimoso e paulista, ingá, paineira e muitas outras.

De acordo com o secretário Jorge Hector Rozas, o apoio dos parceiros está sendo fundamental para a concretização deste projeto. “Os números demonstram o tamanho da responsabilidade e do trabalho. Mais de 240 toneladas significam anos de descaso que, sem o apoio de parceiros, levaríamos muito tempo para retirar. Demonstram também que nunca ouve um trabalho de conscientização eficiente com a comunidade to entorno, que a partir de agora também será parceira para manter o local como uma área ambiental preservada”, destaca Rozas.



A Agroata e o Clube da Árvore firmaram um Termo de Compromisso com a SMMAS, ficando responsáveis pela preservação da APP do Córrego dos Espanhóis. Junto com o Governo Municipal, financiaram a implantação da cerca ao redor da área, “o que é fundamental para uma preservação efetiva”, acrescenta o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A parceria também se estende à preparação das covas e aquisição do adubo necessário para o plantio das mil mudas.



Deste total, aproximadamente 280 mudas já estão com 2,5 metros de altura e serão plantadas próximas à cerca, formando um cinturão verde de proteção. As menores serão distribuídas próximas às margens e em todo o espaço ao redor. O trabalho contará com o importante apoio da Polícia Federal de Araçatuba, que realiza e apoia trabalhos ambientais para a minimização dos efeitos da emissão de carbono. Também participará do plantio as ONGs Poluição Zero e Maués, parceiros constantes do Programa Araçatuba Mais Verde, desenvolvido pelo Governo Municipal.



De acordo com o prefeito Cido Sério, recuperar a APP do Córrego dos Espanhóis é um grande desafio. “O processo de destruição deste espaço era inadmissível e tínhamos firmado um compromisso com a cidade de recuperá-lo. A partir de agora ele deixa de ser referência de descaso e degradação e torna-se mais uma área disponível para aprender com o meio ambiente e sobre ele. Além do trabalho de manutenção dos nossos parceiros, a população do entorno deve se empoderar do local, tê-lo como seu e não permitir mais que a situação do passado se repita”, enfatiza o prefeito municipal.



O plantio inicia a partir das 08h horas e o ponto de encontro será no final da Avenida Presidente Costa e Silva, no bairro Vila Alba. Toda a comunidade está convidada para participar deste trabalho, fazendo valer e agindo de acordo com a máxima da Agenda 21: pensar globalmente e agir localmente. “Recuperando e preservando o nosso espaço, melhoramos a nossa qualidade de vida e colaboramos com todo o planeta”, finaliza Cido Sério.



------------------------------------------------------------------------

Fernando Verga – Diretor de Imprensa

Secretaria de Comunicação Social – SMCS

Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA

(18) 3607-6611

www.aracatuba.sp.gov.br

------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário