Pesquisar neste blog

quarta-feira, 2 de março de 2011

AVENIDA BRASÍLIA GANHA 37 NOVAS ÁRVORES

Trinta e sete árvores de médio porte foram plantadas nas calçadas da Avenida Brasília, na tarde de hoje (1) em Araçatuba. A iniciativa foi do Diretório Acadêmico da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e contou com apoio e doação de mudas do Governo Municipal de Araçatuba. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) acompanhou todo o processo de mobilização e plantio na avenida. 

Para que as mudas fossem plantadas, membros do Diretório Acadêmico da universidade, representantes das Organizações Não-Governamentais Clube da Árvore e Poluição Zero e SMMAS trabalharam desde o início do ano no planejamento da ação, em busca de parceiros e financiamento dos protetores que foram implantados em cada muda. A ação acontece no lugar dos conhecidos ‘trotes’ aplicados nos calouros. “Nós pensamos em desmistificar a imagem negativa das celebrações de recepção dos calouros e ao mesmo tempo colaborar com a cidade que estamos estudando”, explica o representante do Diretório Acadêmico da UNESP, Fábio Queiroz. 


Segundo o estudante, o projeto nasceu em dimensões menores, porém em contato com a Secretaria de Meio Ambiente descobriram que poderia mobilizar muito mais. “A princípio nós tínhamos em mente um projeto muito menor, queríamos plantar em uma área, mas não imaginávamos que poderia ser a principal avenida da cidade [avenida Brasília]. A Secretaria e as ONGs nos ofereceram apoio, buscamos parceria com empresários e hoje estamos realizando uma recepção muito maior”, detalha Queiroz. 

Para o chefe de gabinete da SMMAS, José Luis de Carvalho Sales, o mais importante nesse processo foi a sensibilização dos empresários quanto às questões ambientais. “Hoje em dia só se fala em sustentabilidade, no entanto a maioria das empresas que usam o marketing verde ainda não investem tanto em ações sustentáveis. Esse trabalho de sensibilização dos estudantes foi muito significativo, pois 37 árvores foram plantadas hoje”, ressalta. As empresas localizadas na Avenida Brasília colaboraram nesta iniciativa com o patrocínio dos protetores das mudas. 


Os novos estudantes da UNESP Araçatuba, que irão cursar Medicina Veterinária e Odontologia (integral e noturno), colocaram a mão na massa e mostraram que querem ajudar no desenvolvimento de Araçatuba. A aluna Carina Ferlin, 18 anos, veio de São José dos Campos – SP cursar medicina veterinária e elogiou a iniciativa. “É uma forma inovadora de receber os calouros, além de ser importante para a cidade que está nos abrigando por alguns anos. Hoje em dia a questão ambiental está em alta e nós devemos pensar e agir por um futuro mais sustentável”, conclui. 

A manutenção das árvores ficará sob responsabilidade dos calouros, Diretório Acadêmico da UNESP e comerciantes que colaboraram. 

------------------------------------------------------------------------ 
Secretaria de Comunicação Social – SMCS 
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA 
(18) 3607-6611 
www.aracatuba.sp.gov.br 
------------------------------------------------------------------------

Postado por Marcelo R. F. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário