Pesquisar neste blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

MUNICÍPIO VERDE AZUL É META PARA 2011

Nesta terça-feira (30) a Prefeitura Municipal de Araçatuba foi sede da 13ª reunião sobre o Projeto Estadual “Município Verde Azul”, reunindo representantes de diversos municípios da região. Cerca de 40 pessoas ligadas ao Meio Ambiente discutiram e tiraram dúvidas sobre o programa, que visa a melhoria da legislação e ações ambientais em cada município do Estado de São Paulo.

A baixo Fotos de Marcelo Rodrigues Freitas de Oliveira


























 Com intuito de promover uma integração entre os municípios com o órgão estadual de meio ambiente, diversos interlocutores do projeto compareceram no evento. A reunião teve a participação do novo gerente do projeto Município Verde Azul, Mauro Haddad Niere, que abriu as discussões explicando os tópicos principais do projeto e fazendo agradecimentos. O encontro também contou com a presença da equipe técnica do projeto, sendo um deles, José Ricardo Lopes, que apresentou alguns dados como gráficos e estatísticas de resultados dos anos anteriores (2009 e 2010), para fazer comparações e estimular a reflexão do público a respeito das mudanças a serem feitas e atitudes a serem tomadas.


No ano passado, Araçatuba chegou perto de conquistar o Certificado Município Verde Azul, chegando a um total de 71,05 dos 80 pontos necessários para a classificação. Dos fatores que prejudicaram o município, apenas duas diretivas, de um total de dez, não se enquadraram no regulamento, sendo “Mata Ciliar”, referende a tamanho, preservação e manutenção de áreas verdes, e “Poluição do Ar”, que tem relação com o controle de emissão de gases tóxicos na atmosfera, por meio de veículos, além de iniciativas para a defesa da qualidade do ar. As outras diretivas são: esgoto tratado, lixo mínimo, arborização urbana, educação ambiental, habilitação sustentável, uso da água, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.


Neste ano, os trabalhos já começaram e a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) pretende continuar os mesmos cuidados desenvolvidos no ano passado e trabalhar alguns quesitos que precisam ser melhorados. De acordo com o biólogo e chefe de gabinete da secretaria, José Luis de Carvalho Sales, o foco neste ano será a educação, “pois é nela que se sustenta a consciência ambiental necessária para que não só as autoridades, mas a população também se envolva com esse projeto”, diz. “Nós aumentamos muito a pontuação de 2008 para 2010 e a expectativa é que neste ano, continuando esse trabalho, o objetivo de conseguir o certificado seja cumprido” conclui.


O Projeto Município Verde Azul possui um site onde todos podem acompanhar informações, números, resultados, regulamentos e diretivas das ações de todos os municípios. O endereço é www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul.





------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Comunicação Social – SMCS

Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA

(18) 3607-6611

www.aracatuba.sp.gov.br

------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário