Pesquisar neste blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

ESPANHÓIS RECEBE PLANTIO DE MIL MUDAS


O Governo Municipal, em parceria com a empresa Agroata e a Organização Não-Governamental Clube da Árvore, realizaram o plantio de mil mudas na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego dos Espanhóis, em ação realizada neste sábado (26). O trabalho contou com o apoio de muitos colaboradores, como a Polícia Federal, as ONGs Poluição Zero e Maués, comunidade e funcionários municipais de diversas secretarias. O trabalho foi organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS).

Antes do plantio, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), com o apoio das empresas JN Terraplanagem e Estrutural, retirou da APP mais de 240 toneladas de entulho e lixo doméstico. O trabalho iniciou em setembro do ano passado e foi o primeiro passo no processo de recuperação do local, que tem aproximadamente 8 mil metros quadrados. O Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba (DAEA) desassoreou o leito do córrego e abriu as margens, que por muitos anos foram empurradas pelo acúmulo de entulho.

Foram plantadas cerca de mil mudas de mais de 40 espécies, entre ipê roxo e do serrado, aroeira branca, jacarandá mimoso e paulista, ingá, paineira e muitas outras. A Agroata e o Clube da Árvore firmaram um Termo de Compromisso com a SMMAS, ficando responsáveis pela preservação da APP do Córrego dos Espanhóis. Junto com o Governo Municipal, financiaram a implantação da cerca ao redor da área. A parceria também se estende à preparação das covas e aquisição do adubo necessário para o plantio das mil mudas.



O secretário Jorge Hector Rozas, da SMMAS, disse que o apoio dos parceiros foi fundamental para a concretização deste projeto. “Os números demonstram o tamanho da responsabilidade e do trabalho. Mais de 240 toneladas significam anos de descaso que, sem o apoio de parceiros, levaríamos muito tempo para retirar. Demonstram também que nunca ouve um trabalho de conscientização eficiente com a comunidade to entorno, que a partir de agora também será parceira para manter o local como uma área ambiental preservada”, enfatizou Rozas.

Do total de mudas, aproximadamente 280 mudas já estão com 2,5 metros de altura e foram plantadas próximas à cerca, formando um cinturão verde de proteção. As menores foram distribuídas próximas às margens e em todo o espaço ao redor. O prefeito Cido Sério destacou o papel da comunidade para a manutenção do local. “Nós estamos devolvendo à comunidade uma área recuperada. Cada um precisa estar consciente de que esse patrimônio é de todos, não permitindo que a situação volte ao que era. É nosso dever de cidadãos preservar o meio ambiente, começando pelo nosso bairro”, enfatizou o prefeito.

------------------------------------------------------------------------

Fernando Verga – Diretor de Imprensa

Secretaria de Comunicação Social – SMCS

Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA

(18) 3607-6611

www.aracatuba.sp.gov.br

------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário