Pesquisar neste blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

FUNCIONÁRIOS FAZEM MULTIRÃO DE LIMPEZA NO ZOO

Parte da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade participou do mutirão de limpeza do Zoológico Municipal “Dr. Flávio de Leite Ribeiro”. O trabalho está sendo realizado desde segunda-feira (14) em todas as áreas do Zoo, também conhecido como bosque. Uma das principais áreas de lazer de Araçatuba, a manutenção do local foi revigorada pelo Governo Municipal, que será amplamente reformado por meio de convênio com o Ministério do Turismo. O mutirão coincide com o início do outono. 






Segundo o biólogo Alexandre Monteiro, o mutirão já estava planejado há algum tempo, porém, por causa das constantes chuvas na região, não havia condições da realização da atividade. Ele garante que muito lixo já foi retirado do local, mas o trabalho ainda continuará nos próximos dias. Os resíduos são constituídos basicamente de galhos e folhas de árvores e arbustos. O movimento foi coordenado pela atendente do zoológico, Aparecida Martinez de Melo, e efetuado pelos próprios funcionários que tomaram a iniciativa de limpar o local. 








Monteiro diz ainda que esta ação foi importante em vários aspectos. A limpeza externa, ou seja, da fachada e calçadas em torno da instituição, é importante porque proporciona aos moradores da região um ambiente livre para a realização de atividades físicas, como corridas e caminhadas, além de apresentar um ambiente agradável e de boa imagem para receber as visitas do publico “É importante proporcionar um ambiente limpo, para oferecer às pessoas segurança e lazer”, conclui. Já na área interna, com a endemia de leishmaniose, os mosquitos têm como habitat lixo orgânico para se reproduzir, portanto, a manutenção deve ser constante para evitar focos de criação da doença. 

De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), José Luis de Carvalho Sales, a limpeza do Zoológico é diária, “mas é preciso, de tempos em tempos, fazer uma limpeza mais profunda para facilitar o trabalho do dia-a-dia, pois trata-se de uma área muito grande e em constante renovação, pois trata-se de um bosque”, salienta. 

Os funcionários do Zoo realizam um trabalho de compostagem, em que transformam o lixo orgânico em adubo para as próprias plantas do local. É importante que o lixo orgânico seja recolhido e tratado, uma vez que, além de prejudicar o aspecto visual do ambiente, pode produzir mau cheiro e atrair insetos e ratos, gerando doenças e produzindo em sua decomposição o chorume, responsável pela poluição do solo e das águas. Com a manutenção constante e a realização de mutirões, o Governo Municipal propicia para a população um ambiente agradável para o divertimento de crianças, jovens e toda a família. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário