Pesquisar neste blog

terça-feira, 15 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ENFOCA MEIO AMBIENTE




A abertura regional da Campanha da Fraternidade 2011, que tem como tema "Fraternidade e a Vida no Planeta: a criação geme em dores de parto", aconteceu na noite de sexta-feira (12), em Araçatuba. A Orquestra Municipal de Sopros participou da abertura, que contou com a presença de autoridades eclesiásticas, vereadores e secretários municipais. 



A Campanha tem o objetivo de contribuir para a conscientização das comunidades cristãs sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas. A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) pretende mobilizar pessoas, comunidades, igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento. 



O terremoto devastador que atingiu o Japão foi alvo dos discursos das autoridades presentes. Depois de fazer um minuto de silêncio em memória às vítimas da tragédia, o Bispo Diocesano, Dom Sérgio Krzwy, falou sobre o tema da Campanha. “Hoje vivemos a resposta da natureza por todas as degradações que ela vem sofrendo. O tema da Campanha vem de encontro com o momento que o Planeta está passando. É preciso que a sociedade se mobilize para reverter essa situação, que tem gerado milhares de vítimas”, afirmou o Bispo. 



O Governo Municipal tem priorizado ações relacionadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Hector Rozas, essa abordagem da CNBB sobre o Meio Ambiente vai ajudar no processo que está sendo desenvolvido no município. “Desenvolvemos projetos de reflorestamento, proteção e recuperação de matas similares, recuperação de rios e nascentes. Precisamos do apoio da sociedade civil para potencializar nossas ações”, afirmou Rozas. 



AÇÕES 



Durante a abertura os participantes foram convidados a fazer um mutirão de plantio em volta do Centro Comunitário Santa Luzia. Na manhã de sábado (12), dezenas de voluntários participaram do plantio. As mudas de magnólia, pau de ferro, aroeira pimenteira, entre outras, foram plantadas também na Praça Francisco Von Dreyfuss, no bairro Novo Umuarama. Além do plantio os voluntários e funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMAS) revitalizaram os espaços. Foram realizadas limpezas, retirada de entulhos e pinturas de guias de sarjeta. Durante a Campanha da Fraternidade outras ações serão realizadas. 


------------------------------------------------------------------------ 
Secretaria de Comunicação Social – SMCS 
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA 
(18) 3607-6611 
www.aracatuba.sp.gov.br 
------------------------------------------------------------------------

Postado por Marcelo Rodrigues Freitas de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário